A empresa foi fundada no dia 25 de outubro de 1989 por Marisa Argentina Coelho e Christian Alessandro Lisboa, com o nome de Mactost, sigla resultante das iniciais de Marisa (MA), Christian (C) e “tost”, alusão atostado (ou crocante). Seu primeiro endereço foi a Rua Celio Veiga, n◦ 747, antigo bairro de Barreiros, hoje bairro Jardim Cidade Florianópolis, na cidade de São José.
Em sua origem, a empresa produzia uma variedade de temperos — pimenta calabresa, páprica doce e picante, curry … — e um único corte de batata-palha. Todos esses produtos se encontravam inscritos sob o nome
fantasia Mactost. A empresa também produzia outra linha de produtos sob o nome fantasia “Macro terra”, que oferecia diversos produtos, tais como feijão, sal marinho e outros. Durante oito anos, a empresa manteve sua sede no bairro de Barreiros.
Em 1997, um novo sócio, Ademir José Feltes, entrou no negócio, com uma com uma série de investimentos em novos maquinários. Com sua participação, a empresa mudou de nome para Feltes & Cia Ltda., mas manteve o nome comercial de seu produto – Mactost. Nessa época, foi criado o logo da empresa, utilizado até os dias de hoje. A opção por manter o nome comercial foi decisão dos sócios, uma vez que a marca MacTost já estava consolidada no mercado regional, especialmente em relação ao produto original, a batata frita. Paulatinamente, esse produto foi sendo substituído por batata-palha.
Em 1999, deu-se início a uma série de importantes investimentos no desenvolvimento da empresa. Dentre estes, destaca-se a mudança para uma
sede maior e mais bem localizada. A nova sede está situada na Rodovia BR 101, KM
209, área industrial do município de São José, que possibilitou uma melhor distribuição dos vários produtos no mercado.
Entre os anos 2010 e 2015, a empresa investiu em novos equipamentos de fritura, visando aumentar a produtividade e, principalmente, a qualidade do produto batata-palha. Foram adquiridas três grandes fritadeiras semiautomatizadas, confeccionadas sob encomenda para atender melhor às necessidades da empresa. As máquinas embaladoras dos produtos foram também substituídas por equipamentos mais rápidos e precisos ao longo desta década. Já as máquinas embaladoras, que passaram a ser utilizadas a partir do ano de 2020, possuem uma capacidade de produção de
mais de 120 pacotes de batata-palha por minuto e trabalham com uma margem de erro de menos de um grama. O novo maquinário demandou ampliação de mão de obra, fazendo com que fosse contratado um maior número de funcionários para trabalhar sobretudo na planta industrial.
No início do ano, a empresa inovou em relação aos produtos e no que se refere às embalagens. Nesse período, novos produtos foram colocados no mercado: granolas e batatas-palha de diferentes sabores. A produção de granolas, porém, não se estendeu por muito tempo. A empresa preferiu manter o foco na produção de batatas-palha, no formato chips, com os sabores churrasco, cebola e salsa, mostarda, e ainda, o sabor original. Além da batata-palha, a empresa produz uma batata lisa, no sabor original.
Um grande marco em sua história foi a realização de parcerias com grandes empresas de alimentos do sul do Brasil, para produzir batatas-palha com as respectivas marcas. Estas parcerias alavancaram o volume e a importância da empresa no mercado, provocando uma série de outros investimentos em locais para armazenamento de produto acabado, gerando, desta forma, outros postos de serviços, que rapidamente foram preenchidos. As mais antigas parcerias comerciais da empresa foram realizadas com a Zezé Biscoitos, do Rio Grande do Sul, e com a rede de supermercados paranaense Condor. Estas parcerias fizeram com que a empresa deixasse de atender apenas ao estado de Santa Catarina e se estendesse aos três estados do sul brasileiro, mais que dobrando sua produção. Posteriormente, foi firmada uma parceria com o grupo Pegoraro, o que representou um aumento de 50% na produção.
Esta última parceria comercial resultou numa alavancada ainda maior na produção com um aumento exponencial na produção de batatas fritas. Nesse período, a empresa começou a trabalhar em dois turnos: no horário comercial e no noturno. No ano de 2020, já conta com mais de dez parceiros comerciais, alguns dos quais já mencionados, e 55 funcionários distribuídos em seus diferentes setores – o industrial, o comercial e o de logística.
Atualmente, conta com uma gama de 11 tipos de batata, entre as palhas, tais como as Premium e Supreme (produtos de maior qualidade) e as onduladas, de diversos sabores. As embalagens que sofreram mudanças mais significativas foram as das batatas onduladas, uma vez que o público-alvo deste produto são os jovens. As embalagens precisam ser atualizadas com mais regularidade, pois esse público consumidor muitas vezes é sensível a uma embalagem mais atrativa.
Além das batatas, a empresa produz uma gama de 51 temperos, resultado de 15 misturas próprias, elaboradas pela nutricionista da empresa, e 36 temperos puros, vindos de importações dos mais variados lugares. As misturas mais conhecidas do público são Chimichurri e o tempero completo para bife. Das especiarias convencionais, as que apresentam maior popularidade são a do açafrão e a da páprica picante.
(Embalagem utilizada desde os anos 2000 para os temperos, a vermelha para as misturas e as amarelas para as especiarias puras).